DIETER RAMS


Nasceu a 20 Maio de 1932 e foi designer da BRAUN. Foi estudante de arquitectura e desenvolveu as seguintes regras sobre o BOM DESIGN.

1) O Bom design é inovador
2) O Bom design faz o produto útil
3) O bom design é estético
4) O bom design ajuda o produto a
ser entendido
5) O bom design não atrapalha
6) O bom design é honesto
7) O bom design é durável
8) O bom design é consistente até o último detalhe
9) O bom design se preocupa com o meio-ambiente
10) O bom design é o menos design possivel

Dieter Rams também defende "menos, mas melhor" ou seja, o design deve mater-se na simplicidade e na pureza.

Por exemplo, o Espremedor de Citrinos, de Philippe Starck, é um objecto que se formos a ver pela ordem do que é o Bom Design sim, podemos dizer que é inovador, mas será que é útil? Pelo que descobri na aula, ao espremer os citrinos no respectivo objecto o liquido vai escorrer pelas pernas e não especificamente pelo centro. Ou seja, em vez de um copo teriamos de por uma bacia dado que ficariamos com a bancada repleta de molho. O BOM DESIGN É ESTÉTICO: esta regra faz com que entremos na questão d"O que é a estética?", "O que é o belo?" Todos sabemos que a beleza é relativa e para quem está no ramos das artes com certeza já teve disciplinas que começassem precisamente com essa questão. Como é que eu consigo fazer um objecto se seja "adorado" por todos? A MODA é a área que conseguiu fazer com que o Belo conseguisse ser valorizado pelo maior número de pessoas.

"Não é só o vestuário que se submete às suas vontades. (MODA)O teatro, a literatura, a política, a arte, as próprias idéias científicas lhe obedecem, e é por isso que certas obras apresentam um fundo de semelhança que permite falar do estilo de uma época.
Em virtude da sua acção inconsciente, submetemo-nos à moda sem que o percebamos. Os espíritos mais independentes a ela não se podem subtrair. São muito raros os artistas, os escritores que ousam produzir uma obra muito diferente das ideias do dia.A influência da moda é tão pujante que ela obriga-nos, por vezes, a admirar coisas sem interesse e que parecerão mesmo de uma fealdade extrema, alguns anos mais tarde. O que nos impressiona numa obra de arte é muito raramente a obra em si mesma, porém a ideia que os outros formam dela, e isso explica por que o seu valor comercial sofre enormes mudanças.
Vê-se, muitas vezes, a moda impor coisas inverossímeis e manifestar-se em coisas tão abstratas e, aliás, tão ilusórias, como a criação de uma língua, a reforma da ortografia, etc."
Gustave Le Bon, in 'As Opiniões e as Crenças'


5 comentários:

  1. o designer que desenhou o espremedor foi Philip Starck se nao estou em erro...

    ResponderEliminar
  2. Sim e verdade que foi Philip Starck mas antes de falar do que não se sabe, informa-se!!

    Como é obviu para fazer sumo de citrinos ja existem muitos expremedores muito mais eficazes do que essa peça, mas quem disse que o objectivo era fazer sumo?? Agora parece confuso este comentário mas nem tudo o que parece é! O objecto em questão foi feito para expremer gotas de limão para cima de um bife ja no prato de alguém! Assim o problema apresentado de escorrer pelas pernas deixa de ser um problema!! Pode não corresponder a todos os item de um Bom Design mas para aquilo que foi criado serve na perfeição!

    ResponderEliminar
  3. Uma pessoa que perceba minimamente de Design ao analisar este produto percebe logo que o liquido não escorre pelas pernas... A inclinação das pernas serve para alguma coisa, não foi feita ao acaso. Antes de falares analisa bem o produto...

    ResponderEliminar
  4. ói, legal você falar do Dieter Rams, mas seria melhor usar outra imagem para ilustrar. O juicy salif, apesar de ser uma referencia maravilhosa de design não se encaixa no que voce quer dizer e é de Philip Starck. Porque você não usa um dos muitos produtos do bom design que inspiram a Apple até hoje?

    ResponderEliminar
  5. Queria era comprar um. Onde se encontra?

    ResponderEliminar